segunda-feira, 8 de março de 2021

Onde investir para não ficar desempregado

 

O desemprego está em alta e a competitividade no mercado de trabalho não para de crescer.

Não é de hoje que ouvimos falar sobre a necessidade do profissional em manter-se atualizado, isto para que possa encarar a ampla concorrência por uma vaga de emprego, ou mesmo para se manter empregado.

A média de currículos recebidos por vaga aberta hoje no Brasil é de 250, ou seja: teremos 1 pessoa contratada e outras 249 fora do mercado de trabalho.

Quanto menor a exigência da vaga maior é a concorrência, por isso o candidato mais preparado leva vantagem tanto na escolha da vaga ao qual irá se candidatar quanto no processo seletivo em si.

Mas em que quais áreas devo investir?


Para responder essa pergunta convidamos nosso especialista no assunto para indicar cinco áreas importantes:

  • Comunicação – Todo o profissional precisa aprender a se comunicar adequadamente, comunicação é um item que poucos candidatos dão importância, mas que começa a ser avaliado pelo selecionador já na dinâmica de grupo/entrevista, sendo fator seletivo. Vale a pena investir em cursos de Comunicação e Oratória para melhorar sua comunicação.

 

  • Relacionamento Interpessoal – Saber se relacionar adequadamente também é essencial, já que na maioria das empresas ou em todas elas vamos trabalhar em equipe. A capacidade de desenvolver a empatia com os colegas, liderança e clientes também é avaliada pelo selecionador. Invista em cursos de Atendimento ao ClienteRelacionamento Interpessoal,Inteligência Emocional e Desenvolvimento Pessoal.

 

  • Gestão de Pessoas – A capacidade de liderar e gerenciar pessoas sem dúvida é um diferencial muito grande na hora de procurar emprego, as empresas têm muitas dificuldades para encontrar pessoas que tenham as habilidades necessárias para atuar nestas áreas. Vale muito, mas muito a pena investir em cursos de LiderançaGestão de PessoasTreinamento e Desenvolvimento e demais nas áreas de Gestão em RH.

 

  • Informática Básica – Fundamental, essa é a palavra para descrever a necessidade de o profissional ter ao menos noções de: como escrever um texto em Word, tabular uma planilha Excel e enviar um e-mail pelo Outlook.  Se você não sabe o que são estas coisas e para que servem é melhor começar a buscar informações, são itens obrigatórios para quase todo o mercado de trabalho. Invista em cursos de formação ou noção básica sobre estes aspectos.

 

  • Inglês – Com o mundo cada vez mais conectado e globalizado as empresas necessitam de profissionais que entendam ou tenham ao menos o nível básico de inglês para receber instruções, enviar informações e se relacionar externamente com parceiros. Investir em um curso de Inglês fará toda a diferença para sua carreira.


Esperamos que estas dicas te ajudem a decidir onde investir seu tempo e dinheiro para melhorar o seu perfil profissional.

Uma boa dica são os cursos livres online da Alpe, que pela praticidade geram grande economia e conforto para o aluno.

Você pode estudar em casa sem perder a credibilidade de ter um certificado válido em todo o Brasil e ainda contar com um número de registro para o certificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário