segunda-feira, 8 de março de 2021

O mundo que eu Vejo

 


          É muito provável que você por um instante já pensou em como somos todos diferentes e mais, em como seria se fossemos todos iguais. Acredito que seria tedioso.

Nossas diferenças culturais, religiosas, étnicas e pessoais fazem com que sejamos seres únicos e consequentemente com um comportamento único.

Cada um de nós percebe o mundo de um modo diferente, respondendo aos estímulos externos de uma maneira só nossa, deste modo, é correto dizer que nossas dores emocionais dependem de quais informações temos armazenadas em nossa mente. Importante respeitar todas as dores e cores.

Essa história de visão de mundo teve também diversas contribuições teóricas, as principais são:

Visão Linear e Hierárquica (paradigma Newtoniano-Cartesiano)

·     Sir Isaac Newton (1643-1727) INGLATERRA

Físico e Matemático

·     René Descartes (1596- 1650) FRANÇA

Físico, filósofo e matemático

O físico Isaac Newton consolidou o método de Descartes criando o paradigma Newtoniano-Cartesiano que basicamente diz: que para se entender o todo é preciso fragmenta-lo em partes. Este paradigma sem dúvida contribuiu para evolução científica e tecnológica, mas é possível compreender o ser humano apenas o dividindo em partes menores?

Em contra ponto a teoria de Newton surge a Visão Sistêmica, baseada na Teoria Geral dos Sistemas defendida pelo Biólogo austríaco Bertalanffy e defendida fortemente por Capra, físico e também austríaco.

Visão Sistêmica ou Holística (Sistema Integrado)

·     Ludwig Von Bertalanffy(1901-1972) ÁUSTRIA

Biólogo

·     Fritjof Capra (1995) ÁUSTRIA

Físico.

A Visão Sistêmica defende que: para se entender o todo é preciso olhar para ele como “todo”, sem divisões, isto porque alega que as partes são interdependentes.

Advinda da biologia a teoria é uma comparação ao corpo humano onde um órgão depende do outro para realizar sua função. O funcionamento deficiente do coração afeta o pulmão, o mesmo acontece com qualquer parte do corpo, somos um conjunto indivisível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário